sábado, 25 de agosto de 2007

ENQUANTO ISSO NO UNIVERSO


TELESCÓPIO DA NASA CAPTA COLISÃO ENTRE QUATRO GALÁXIAS

Encontro galáctico, a bilhões de anos-luz da Terra, espalha estrelas pelo céu como se fossem grãos de areia.

A Nasa divulgou imagem feita pelo Telescópio Spitzer, com as quatro galáxias em fusão no destaque WASHINGTON - Quatro galáxias estão colidindo e despejando bilhões de estrelas, em um dos maiores congestionamentos cósmicos já observados. As galáxias em colisão, observadas pelo Telescópio Spitzer, da Nasa, do Telescópio WYIN - operado por um consórcio de instituições americanas - irão um dia dar origem a uma galáxias única, com dez vezes a massa da Via-Láctea.

As imagens oferecem um vislumbre sem precedentes do processo de formação das maiores galáxias do Universo.

"O que estamos assistindo é como quatro caminhões de areia batendo, jogando areia para toda parte", explica Kenneth Rines, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica. Rines é o principal autor do artigo que descreve as observações, e que será publicado no periódico Astrophysical Journal Letters.

Colisões, ou fusões, de galáxias são um fenômeno comum. A gravidade faz com que algumas galáxias próximas se prendam umas às outras e, por fim, unam-se ao longo de um período de milhões de anos. Embora as estrelas, nessas fusões, sejam arremessadas por toda a parte, como grãos de areia, há bastante espaço entre elas, e os astros geralmente sobrevivem ao passeio.

A Via-Láctea deverá se fundir com Andrômeda dentro de cinco bilhões de anos.

A fusão quádrupla foi descoberta por acaso, durante uma observação de um aglomerado de galáxias distante, chamado CL0958+4702, a cinco bilhões de anos-luz.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não é uma Dança Cósmica? E ainda com formato de feto, lindo!

Anônimo disse...

O Macro e o Micro-Cosmo!